domingo, 31 de maio de 2009

A VISÃO DAS VIDEIRAS (SETE PRAGAS)

Igreja Cristã Maranata

As Sete Pragas a Visão das Videiras



"Um servo via toda a Terra e todos os continentes passando rapidamente e podia observar em cada país que passava uma videira. Porém o servo notava que elas estavam secas, mirradas e não produziam frutos, ou quando produziam, seus frutos eram pequenos e disformes. Quando este servo via o Brasil, ele notou que a videira ali estava bem nutrida, verde e que produzia muitos frutos de boa qualidade. Nesta videira não havia pragas como nas outras e isto porque sobre ela caia um orvalho de azeite que a imunizava contra sete pragas que atacavam as videiras no resto do mundo. O servo notava um detalhe muito importante: "- Todas as videiras vinham de uma mesma sementeira".


















AS SETE PRAGAS


1- GOVERNO HUMANO

"Eis que eu o dei como testemunho aos povos, como príncipe e governador dos
povos". (Isaías 55:4)

COMENTÁRIO:

Na religião há o governo do homem, mas a característica da Igreja do Senhor Jesus é ser governada pelo Espírito Santo. Conforme Isaías, Jesus é príncipe e governador. Na religião, o governo humano estabelece os direitos do povo (o homem tem direitos); na Obra, o governo Espiritual estabelece os deveres do servo para com o seu Senhor (o servo tem deveres). No governo humano, o homem faz prevalecer o seu ponto de vista, segundo o seu consenso.O homem julga-se com uma série de direitos e toma as decisões. Exemplo: Na religião a transferência de um pastor se dá pela decisão do homem. Muitas vezes o pastor é escolhido por uma igreja, segundo suas qualidades, ou seja, se é simpático, culto, tem boa aparência, se é eloqüente, etc.

Todas as igrejas agem assim e isto é uma praga, pois é imposição pela força, segundo influência humana. Quando há imposição pela força, então admite-se contestações, o que gera facções, divisões e partidos, os quais apóiam um líder em cada segmento. O Governo Espiritual não admite contestações por ser divino, revelado por Deus, com princípios, objetivos e fins definidos na Obra a ser realizada pelo Senhor.

Na Obra, o governo não muda, porque ele vem do Senhor. Ele é eterno, imutável. As vidas podem passar, mas as revelações não! Não são do homem, mas do Espírito. O governo humano é comprometido com o homem, é um governo de agrado pessoal, para não se perder a posição alcançada, conquistada. Houve de fato homens importantes, escritores evangélicos, pastores que alcançaram altas posições políticas, mas a BENÇÃO transformou-se em PRAGA. As religiões e movimentos se perderam nisto, colocaram o homem fora do Espírito e o homem passou a decidir e assim, a vinha foi atingida por esta praga e tornou-se feia, mirrada e sem frutos.

Na Obra do Senhor o governo é Revelado, é no Espírito. Na Obra não há dificuldades, o servo vai para onde o Senhor mandar. Através do Governo Espiritual é que somos chamados para ocuparmos a posição que o Senhor determina em Sua Obra.

CONCLUSÃO

Quando a decisão cabe ao homem, (governo humano), certamente haverão falhas e prejuízos.






2- DESTAQUE PESSOAL

"Então todos os anciãos de Israel se congregaram e vieram a Samuel, a Ramá e disseram-lhe: - Eis que já estás velho e teus filhos não andam pêlos teus caminhos, constitui-nos, pois agora um rei sobre nós para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: - Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor. E disse o Senhor a Samuel: - Ouve a voz do povo em tudo quanto te disseram, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me tem rejeitado para Eu não reinar sobre eles".

COMENTÁRIO:

O Governo de Israel era teocrático, ou seja, de Deus. Samuel era juiz, profeta e
sacerdote. Os israelitas viram os reis das nações vizinhas cheios de paramentos, festas e cortejos, e pediram um rei a Samuel. A palavra do Senhor sobre o assunto foi definida: "O meu povo não te rejeitou, mas a mim". Israel queria um rei de aparência e foi levantado Saul; era alto, bonito, tipo guerreiro e
destacava-se em meio a multidão. Os filisteus aproveitaram-se da decadência de Israel e travaram uma batalha onde apareceu Golias. Nesta hora Saul, um rei bonito e forte mostrou-se covarde. O povo de Israel destacou a Saul pela sua aparência, mas Deus não estava neste negócio.

Todos os grupos começam com a benção do Senhor, mas logo entra o Destaque Pessoal. Dão até um nome pomposo à sua igreja e anunciam a chegada de seu líder com bandas de música, foguetes, vidas caindo no chão... tudo apenas aparência. O líder tem sempre um bom currículo: - Pastor tal, missionário tal, foi conferencista nos Estados Unidos, na Europa... Uma série de bagagem. Muitas vezes trata-se de uma pessoa humilde, até mesmo sem influência, que o Senhor usa com poder; mas então esta pessoa começa a se destacar, ou até mesmo promove o seu destaque pessoal, usando aquela benção operada pelo Senhor, através de sua vida. Esta praga é violenta, e localiza-se na vinha, na Igreja. Pessoas contaminadas, muitas vezes na Obra querem se destacar. Vaidade!

A religião vive disto, o que atrapalha profundamente a Obra do Senhor. Na Obra do Espírito, o homem não toma a glória para si, ainda que o inimigo tente colocá-lo em destaque. Ele sempre toma a posição de servo humilde, totalmente dependente do Senhor. Há uma diferença entre Destaque Pessoal e uma Responsabilidade que o Senhor coloca sobre uma pessoa. Isto não é visto pelo Senhor como praga, porque é a operação do Espírito Santo através da pessoa. Ela deve então tomar cuidado para que não fique em evidência perante a igreja.

Na Obra não há preocupação com a aparência pois é mesmo o Senhor quem coloca as palavras na boca dos servos (revelação), até mesmo na dos mais simples. Não precisamos fazer curso de Teologia, já que a teologia mata! Mata porque vem do conhecimento do homem, mas a revelação da vida, porque vem do Espírito Santo. O Destaque Pessoal seria como que roubar a glória do Senhor Jesus, como se por exemplo o jumentinho se perguntasse na entrada de Jerusalém: - "Essas glórias são para aquele que está sobre mim ou são também para mim?"


No passado havia o destaque do Profeta, hoje é o CORPO que realiza a Obra; não há destaque para o indivíduo.

CONCLUSÃO:

Saul se destacava, mas não tinha autoridade para carne Golias (a carne). Davi não conseguiu usar as armas de Saul, mas era totalmente dependente do Senhor.


































3- FAMA E PROJEÇÃO

"Porque os pastores se embruteceram e não buscaram ao Senhor: por isso não prosperaram, e todos os seus gados se espalham. Eis que vem uma voz de FAMA, grande tumulto da terra do Norte, para fazer das cidades de Judá uma assolação, uma morada de dragões". (Jr 10:21-22)

COMENTÁRIO:

A FAMA é conseqüência do DESTAQUE PESSOAL, quando o homem, após sua auto promoção, alcança FAMA e PROJEÇÃO no meio em que é conhecido. Muitas vezes ele se deixa levar pêlos elogios no seu meio e no final, vale tudo para manter a FAMA: até mentiras. Grandes movimentos pentecostais no mundo todo se acabaram por causa disso: A FAMA, a PROJEÇÃO, e quando o Senhor não operou mais... Veio a mentira. A vinha tornou-se mirrada. Na religião a ênfase é dada a um nome (homem) que se projetou em um ministério e este nome é então usado para propaganda de movimentos, concentrações e até mesmo para levantar fundos (publicidade). Em I Co 1: 10-15, o apóstolo Paulo não queria que ninguém fosse projetado dentro da Obra, pois tudo devemos ao Senhor. Foi Ele quem morreu na cruz, fomos batizados em Seu nome.
A Obra caracteriza-se para darmos glória, honra e louvor ao Senhor. Não há famosos na Obra. Não devemos nada, espiritualmente a ninguém, somente ao Senhor, pois fomos individualmente chamados por Ele, para sermos servos, instrumentos em Suas mãos. Na religião, o DESTAQUE PESSOAL empurra a vida para a FAMA. Os líderes tornam-se famosos e se projetam. Às vezes, ele até já foi usado pelo Senhor e, não havendo mais revelações, ele começa a justificar a sua própria fama, através de encenação, mistificação: - "Deus operou... e o aleijado levantou". Saiu do Espírito, agora manter a FAMA através da mentira. Que situação tem chegado a vinha! Existem igrejas na Europa que tiram férias duas vezes por ano. As igrejas, nestes períodos fecham-se.??? Às vezes a PROJEÇÃO é dirigida à igreja, que é considerada a melhor pêlos seus membros, com grande numero de membros, um quarteirão de área construída, banco, supermercado, etc...

CONCLUSÃO:

A Obra do Senhor conseguiu livrar-se disto, porque há um orvalho de azeite que cai sobre a vinha e não permite que ela seja atingida por esta praga. É a presença do Espírito Santo do Senhor orientando o servo fiel com sabedoria e discernimento.












4- UNIÃO COM A POLÍTICA

"Respondeu Jesus: - O meu reino não é deste mundo, se o Meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos para que Eu não fosse entregue aos judeus: mas agora o Meu reino não é daqui" (João 18:36).

COMENTÁRIO:

A palavra "POLÍTICA" significa:” a arte de governar uma cidade”. Na prática, entretanto, ela significa: "a luta pelo poder".
Quando o Senhor Jesus chamou Sua Igreja, Ele mostrou que não veio ocupar-se com as coisas desta vida. Isto vale também para a Igreja, pois seu objetivo, o seu alvo é a eternidade. "Se pensarmos Nele só nesta vida, somos os mais miseráveis...".
Por não possuir os DONS ESPIRITUAIS, a religião entra na política: - Reforma Agrária, Constituinte, o membro desejando ser Vereador, Deputado (para defender os princípios evangélicos?). E desta forma é apresentado "fogo estranho" altar do Senhor.
A Obra não se envolve com a política, respeitamos as autoridades, as honramos, mas não misturamos Obra do Senhor com Política; nosso objetivo é o reino de Deus, e Ele não é deste mundo. Não apoiamos partido algum, votamos como a lei ordena. Nesta Obra, ninguém vai ver um pastor ou qualquer outra pessoa, pedindo votos para este ou aquele candidato. Quanto ao candidato é assunto pessoal, se há dúvidas, consulte ao Senhor! Os grupos religiosos se envolveram, seus líderes tornaram-se deputados, vereadores, etc... Tornaram-se ECUMÊNICOS para agradar as massas. O Ecumenismo não deixa de ser um movimento político! A religião aceita “ofertas” volumosas de alguns políticos em troca de favores, mas isso, não tem lugar na Obra. Vemos muitas vezes os políticos procurando ter junto a si, pastores evangélicos, devido à influência que têm junto aos servos. Compram o apoio deles, fazendo política dentro da igreja com objetivo de angariarem votos para si, através de promessas de melhorias nas igrejas e desta forma tornam-se "benfeitores" e nesta posição acabam por usar o púlpito da igreja, profanando o nome do Senhor. Em Apocalipse 17:3, o Senhor está mostrando a posição da igreja infiel. Em Cantares 2:14 e 4:12, mostra que a Igreja do Senhor, neste aspecto, está escondida, está isenta deste tipo de PRAGA.
Em João 18:36 vemos o povo de Israel esperando um Jesus Cristo político, que viesse resolver os seus problemas políticos, mas a palavra foi: "O meu reino não é deste mundo". O dever da Igreja é interceder pelas autoridades constituídas e para que não interfiram em nossa liberdade de cultuarmos ao Senhor.

CONCLUSÃO:

A mistura, o envolvimento com a política traz prejuízos para a Vinha, pois o comprometimento da Igreja é com a Vida Eterna, o Reino.

A Obra não se compromete, pois espera na promessa do Senhor.








5- FALTA DE CORPO

“Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxilio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor". (Efésios 4:16)

COMENTÁRIO

Onde há corpo, não há Governo Humano, Destaque Pessoal, União com a Política, porque tudo se dá como se nos apresenta a Palavra no texto acima. O segredo da Obra é CORPO, pois "uma casa dividida não subsistirá". Corpo é o conjunto de membros que funcionam em sincronismo, em conjunto, num só
propósito: "juntos. Desta forma, não pode haver funcionamento de membros separados do conjunto, do corpo, porque senão torna-se PRAGA. Sendo assim, todas as revelações devem ser discernidas no Corpo, para não se tornar uma praga. Temos que zelar para que não haja independência de membros no corpo, ou seja, não haja isolamento. A doutrina da Obra é única: tanto no Brasil como no exterior. O Senhor está nos mostrando esta mentalidade de Obra, de Corpo e que deve haver e que há em Sua Obra. O crescimento da Obra, tanto no aspecto espiritual, como material, é um beneficio do Corpo. A doutrina é o óleo (azeite) que cai sobre a videira e, com isto, evita-se as facções, as divisões na Obra do Senhor. Na falta de mentalidade sobre CORPO, há divergência de pensamentos, o que traz exatamente estas divisões, facções, partidarismos, alas, dentro da igreja. Quando não há CORPO, não há submissão ao Senhor, não há unidade e nem disciplina, o que há é imitação. No CORPO há submissão, há autenticidade e há unidade, porque o Espírito é o que nos traz tudo isto. Corpo são órgãos trabalhando em conjunto que obedecem à cabeça (ao comando) e que é o Senhor Jesus. Temos como exemplo de CORPO, a edificação dos muros de Jerusalém. Ali eles trabalharam em conjunto, no corpo. E na Obra dá-se o mesmo: - Trabalhamos no corpo, e a Obra a cada dia edifica-se perante os olhos do Senhor. Quando o Senhor chamou-nos nestes últimos dias, começou a mostrar-nos que esta praga não viveria em nosso meio, pois a doutrina da Obra é de CORPO, o ministério é um só. Um governo central para a prosperidade da Obra. Na Obra, alcançamos o que ninguém alcançou, porque somos um só corpo. Os recursos são aplicados conforme o Senhor orienta. Às vezes em um bairro pobre há um belo Templo, porque "assim disse o Senhor" .Aleluia! Temos tudo em comum, no Corpo.
Se a Obra se desintegra, ele perde o comando, e há necessidade dela estar bem ajustada para receber o comando.
A doutrina na Obra não vem do consenso de um grupo, mas é a revelação do Senhor para todo o Corpo.

CONCLUSÃO

Quando a vida fala por si mesma, fora do corpo, e fala o que quer, sempre fala o que Deus não quer! A profecia fora do Corpo torna-se Praga sobre a igreja.



6- MATERIALISMO

"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam".
(1 Coríntios 2: 9)

COMENTÁRIO:

As religiões são materialistas. Algumas até acreditam que se deva ter uma imagem para realizar o culto. O materialismo está ligado com a razão e aquilo que lhes foge à razão é loucura, pois se firmam no que se pode explicar pela lógica (razão). As religiões gostam de se apresentarem em templos grandes, suntuosos, luxuosos, etc. e isto também é exemplo de materialismo. Quando o ministério está em função de salário, torna-se materialista. O materialismo ocorre também quando decorrente de uma benção recebida do Senhor, a pessoa passa freqüentar a igreja, não por causa do Senhor, mas pela benção que materializou-se em sua vida. Podemos encontrar exemplos de materialismo na Palavra, como na parábola em que a semente caiu em meio aos espinhos e que são os cuidados deste mundo, não deixando frutificar. Tudo aquilo que coloca o espiritual em segundo plano, é materialismo. Judas Iscariotes (que traiu o Senhor pelo preço daquele campo), Tomé (quando teve
que tocar nas chagas do Senhor Jesus para crer na ressurreição do Senhor Jesus), Simão Zelote (que queria os limites de Israel pela força), todos estes são exemplos de materialistas e mais outros discípulos que também o eram.
Há diferença entre materialista e ateu, pois aquele crê que todos os conceitos espirituais têm que seguir uma lógica e este (ateu), não cré em Deus.
O materialista adora a Deus através da matéria, do finito; mas nós devemos adorar a Deus sem Espírito e em verdade.
Não nos agrada falar nisto, mas existem, nas religiões, os "profissionais da Bíblia" que tem ministério profissional, com tabelas de preços para os vários tipos de oração e até carnês. Mas o Senhor disse: - De graça recebestes, de graça dai". Aleluia!

CONCLUSÃO:

O materialista acredita em Deus através da razão, daquilo que sua mente finita pode explicar pela lógica.Mas na Obra, vivemos dos mistérios de Deus, revelados pelo Seu Espírito Santo,mediante a fé.

















7- OITO DONS (FALTA O DOM A SABEDORIA)

"A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas" (Provérbios 9: 1)


COMENTÁRIO:

A falta de sabedoria põe tudo a perder, pois ela é essencial à vida da igreja, na evangelização, na pregação, no uso dos dons, no nosso dia a dia em fim. Quando não há sabedoria, há uma série de conseqüências desastrosas na igreja. A precipitação é uma das faltas que mais enfatiza a falta de sabedoria.
O nosso Deus fala, cura, etc, mas se não houver sabedoria, há confusão e a Obra é equilibrada. A sabedoria no uso dos Dons é importante para o ministério na igreja, faz parte da natureza da Obra: "O nosso Deus é sábio e quer um povo sábio e entendido. Podemos fazer um paralelo sobre o que diz Eclesiastes 10:16 – “Ai da igreja cujo pastor não é sábio e seus diáconos e obreiros se alimentam fora da hora, sem ordem espiritual". É falta de sabedoria nos envolvermos com problemas pessoais, particulares, na consulta, na vida conjugal de irmãos e em muitos problemas que nos são apresentados. Devemos invocar o nome do Senhor, é sábio, pois nós não temos a solução dos problemas, mas o Senhor tem. Não devemos nos envolver, mas devemos nos interessar e orar ao Senhor.

CONCLUSÃO:

Sem sabedoria tudo se perde, mas com sabedoria, certamente seremos um povo próspero na Obra do Senhor.

CONCLUSÃO GERAL:

"A OBRA NÃO É ATINGIDA PELAS SETE PRAGAS PORQUE EXISTE O AZEITE, O ÓLEO (DE FORMA INVISÍVEL) QUE A IMUNIZA (A IMUNIDADE DO ESPÍRITO). PORÉM A IMUNIDADE NÃO IMPEDE QUE UM MICRÓBIO VENHA A ATINGIR PESSOA, MAS SE ISTO ACONTECER, NÃO HÁ MANIFESTAÇÃO DA DOENÇA." NOSSO DEUS QUER QUE PRODUZAMOS MUITOS FRUTOS!

Um comentário:

  1. Infelizmente as pragas já chegaram a vinha... vamos orar e lutar para que seja curada em nome de Jesus

    ResponderExcluir