domingo, 31 de maio de 2009

A OBRA E A IGREJA PRIMITIVA


Igreja Cristã Maranata


A OBRA E A IGREJA PRIMITIVA

Nós vamos falar a respeito da Obra na Igreja Primitiva.

A IGREJA PRIMITIVA.

A Igreja Primitiva é a única Igreja mencionada na Bíblia, nenhuma outra está registrada na Palavra de Deus. Ela tem um período de trinta anos, que é o período narrado em todo o livro de Atos, do primeiro ao último capítulos, um período de operação plena do Espírito Santo. Os irmãos vão observar que as cartas doutrinárias estão intimamente ligadas ao livro de Atos. Neste livro nós vemos como era a Igreja Primitiva, como ela funcionava, enfim, tudo o que era relacionado a ela.

A Igreja Primitiva e o projeto de Deus.

Se Deus permitiu que esta Igreja estivesse na Palavra é porque ela representa, totalmente, o projeto de Deus, do contrário ela não estaria registrada na Bíblia. Nem a Igreja do séc. II e nem a do séc. III mereceram registro, somente a Igreja do período apostólico ficou registrada.
Será que Deus fez isso aleatoriamente, ou será que Ele estava deixando para as gerações futuras o protótipo de uma Igreja Fiel?

Quais eram as características dessa Igreja Primitiva?

MINISTÉRIO

Como funcionava o ministério nessa Igreja? Haviam cursos naquela época? Acaso Paulo diz a Timóteo: Não desprezes o curso que fizeste em Jerusalém, nem o teu PHD?
Não, Paulo disse a Timóteo: Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. (I Tm. 4:14)
Esse é o ministério dessa Igreja.

DIACONATO

Como foi instituído o diaconato dessa Igreja? Por eleição direta e democrática? Pelo voto da Igreja? Por indicação do pastor? Ou foi por revelação do Espírito Santo?
Foi por revelação do Espírito Santo. Escolhei pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. (At. 6:3)

Não foi isso que aconteceu nessa Igreja? Ou foi diferente?

BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO.

Vamos imaginar a seguinte cena: Paulo chega em Éfeso e os irmãos de lá vão recebê-lo: Irmão Paulo, que bênção, ouvimos falar do senhor, da sua conversão, que experiência maravilhosa!
E Paulo: Realmente, irmãos, foi uma bênção. E continuou: Os irmãos já foram batizados com o Espírito Santo?
E eles responderam: Irmão Paulo, nem ouvimos falar que haja Espírito Santo. Nós somos batizados no batismo das águas, no batismo de João.
E Paulo disse: Irmãos, vocês precisam ser batizados com o Espírito Santo. E, impondo-lhes as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam línguas e profetizavam. (At. 19: 1 a 6)
Não era exatamente assim a Igreja Primitiva, a Igreja que está na Bíblia?

DONS ESPIRITUAIS.

Paulo diz na sua primeira carta aos coríntios: Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. (I Co. 12:1)
Tinha ou não tinha dons espirituais na Igreja Primitiva? Pedro teve visão? Ananias teve visão referente a Saulo? Teve cura? Teve operação de maravilhas? Variedade de línguas?
Então, nós vemos que essa Igreja que está mencionada na Bíblia tinha todos os dons espirituais porque a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. (v.7)
Alguém era o dono do dom?
Claro que não. Paulo disse: Os dons estão no corpo. O olho não pode ser boca, cada um tem a sua função e todos são igualmente usados para a honra do Senhor.
Aonde está escrito isso?
Isso está aqui na Bíblia, não é nenhuma novidade, não é de nenhuma Igreja nova que surgiu.



CULTO.

Como era o culto na Igreja Primitiva?
Em sua primeira carta aos coríntios, Paulo fala sobre a necessidade da ordem no culto. Ele diz assim: Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (I Co. 14:26)
Paulo descreve um culto revelado, um culto profético.
Essa é a única Igreja descrita na Bíblia. Há alguma outra além desta?




MENSAGEM.

Qual era a mensagem central dessa Igreja?
A mensagem principal era: Jesus está vivo!

De que maneira a pregação era feita?
Em sua carta aos gálatas, Paulo diz o seguinte: Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado, não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. (Gl.1:11 e 12)
Paulo quis dizer que se fosse para ele estar servindo ao homem, ele ainda estaria na sua religião.
Essa Igreja pregava a revelação, ela vivia uma palavra revelada, mesmo citando o Velho Testamento.
E sobre a mensagem revelada e anunciada, ele faz um alerta. Ele diz: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gl. 1:8 e 9)
No século passado um anjo apareceu a um grupo numa colina e mostrou-lhe um novo evangelho, eu não sei se o nome deles era mórmons, era uma coisa assim, o que eu sei é que aquele anjo não era do Senhor não, ele era do adversário.
Paulo enfatizou muito bem esse ponto, ele disse: Se alguém, até mesmo um anjo, até mesmo eu próprio, vier com um evangelho diferente desse aqui que eu preguei, seja anátema.
Isso está registrado na Palavra, pode levar o tempo que for, 200 anos, 2.000 anos, se alguém disser que a Obra, que a Igreja, que o evangelho, é diferente disso que está na Palavra, seja anátema. Se alguém disser que não existe batismo com o Espírito Santo, seja anátema.
Se alguém disser que dons espirituais não existem, seja anátema. Se alguém disser que a Obra não é por revelação, seja anátema. (Não sou eu que digo isso, é a Palavra quem diz, é a única Igreja que está na Palavra. Ou tem alguma outra? Ou tem algum outro modelo de evangelho na Palavra? Se tem, mostre-me). O reverendo Fulano de Tal, PHD em Divindade, escreveu uma nova concepção do evangelho. Seja anátema. O grande líder mundial se levanta para falar sobre o evangelho moderno. Seja anátema.
Paulo disse: Se eu mesmo, mais tarde, vier a pregar um evangelho diferente deste que eu tenho pregado, seja eu anátema.
Se eu, amanhã, sair da Obra e voltar aqui e disser para vocês: Irmãos, aquilo que eu preguei para vocês não é certo não, não é nada daquilo não, seja eu anátema, porque agora eu estou no Espírito, mas pode ser que amanhã eu não esteja.







A OBRA

Nesta Obra o ministério também é levantado por revelação? Por imposição de mãos? Como é que o diaconato surge na Igreja? Como é o nosso culto? De que maneira as coisas são realizadas?


Qual é a diferença que existe entre a Obra realizada no nosso meio pelo Espírito Santo e a Obra que está aqui na Bíblia? Qual é o ponto discordante? Algum detalhe divergente? Há alguma coisa diferente entre uma e outra?
Se Paulo estivesse vivo hoje, ele teria que ser Maranata, não tinha outro jeito. Vamos imaginar Paulo chegando aqui.

_ Irmão Paulo, a paz do Senhor!
_ A paz do Senhor.
_ Pergunta Paulo: Os irmãos aqui são batizados com o Espírito Santo?
_ Somos sim.
_ Glória a Jesus! Dons? Aqui tem dons? Todos os dons?
_ Sim, nós temos sim.
_ E como é isso aqui?
_ Olha, irmão Paulo, os dons aqui são no corpo.
_ E o ministério? Como ele é levantado aqui?
_ O presbitério é reunido, o Senhor revela e o presbitério impõe as mãos sobre ele.
_ Humm... Muito bom!
_ E o culto? Como é o culto de vocês?
_ Irmão Paulo, nós nos reunimos e o Senhor revela tudo, dá sinais, tudo. Aqui tem doutrina revelada, tem louvor revelado, entregamos os dons e é tudo só para edificação da Igreja.
_ E, vem cá.... E os assuntos? Como é que eles aparecem? Vocês lêem muitos livros? Vocês defendem alguma corrente? Vocês fazem um curso teológico?
_ Não, irmão Paulo, aqui nós não agimos assim, aqui é tudo por revelação.
_ E a questão do salário?
_ Irmão Paulo, aqui na Obra, o pastor não recebe salário.
_ Glória a Jesus! Eu também não recebi.

Eu pergunto: Paulo ia ser desta Obra ou não?

Paulo já era Obra e ia continuar sendo porque isso que nós vivemos hoje foi tudo o que ele pregou pelo Espírito.

Onde está esse evangelho a não ser na Obra?
Onde encontramos uma Obra única como esta?

DÍZIMO

Qual a diferença dessa Igreja Primitiva mencionada aqui para a que estamos vivendo hoje?

- Você viu esta Igreja aqui pedir dinheiro?

Não, mas o que a Palavra diz é que todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum (At.2:44) e diz também que era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. (At. 4:32)
Os que são fiéis dão os seus dízimos e tudo é distribuído conforme a necessidade da Igreja. Não existe um grupo mais abastado do que o outro, nunca vai existir nos Estados Unidos uma super igreja, um super templo e outros menores, pequenininhos, nós não estamos preocupados com isso.



LIDERANÇA

Quiseram que Paulo fosse o líder, mas ele disse: Eu sou o menor de todos os santos. (Ef.3:8)
Paulo não queria isso, ele só queria servir e não liderar. A igreja católica nunca deu ênfase a Paulo, ele nunca mereceu destaque por parte dela, ele ficou escondido, quase que no anonimato.
E quem é que manda nessa Obra? É aquele que fala sempre de noite? Aquele que tem cabelos grisalhos?


Esse não manda nada. Ele chegou e disse: Olha, Eu não vou nesse seminário. Vamos consultar ao Senhor sobre Amadeu, Peixoto, Arlínio e pastor Antônio Carlos, eu estou muito cansado, adoentado, vocês resolvem lá, eu vou no de Setembro.
A reunião transcorria normalmente e, de repente: Irmãos, tive uma visão. Vi um anjo e ele chegava para o irmão e dizia: Você vai. Você tem que ir.
Então ele disse: Já que eu tenho que ir, eu vou.
Como se vê, ele não manda nada.
Esta Obra não tem um líder, ela tem um cabeça que comanda todas as coisas, que ordena todas as coisas, que é Cristo Jesus, que é o Espírito Santo, que é o dono de tudo isso.
Aonde você encontra isso? Que religião tem isso?
Tem sempre aquele que diz: Vocês são muito presunçosos.
Não somos não. Quem tem dito isso é o Espírito Santo, não sou eu não.





A mesma semente

Às vezes uma pessoa diz: Pastor, posso freqüentar aqui? O Senhor me revelou que a Obra está aqui. Essa Obra aqui é a mesma da Igreja Primitiva, é a mesma semente que foi plantada.
Se você planta uma semente de maçã, certamente nascerá uma macieira e nunca uma laranjeira.
A semente que foi lançada no coração de Paulo, ela gerou uma Obra. A mesma semente foi lançada no meu coração e no seu e é por isso que nós pensamos exatamente como ele, é por isso que essa Obra pensa exatamente como ele, porque esta Obra é por revelação, não é pela razão.
Temos falhas?
Sim, temos falhas.
A Igreja primitiva teve falhas?
Sim, ela teve. Em At. 15 está registrada uma questão que surgiu entre eles a respeito da prática do rito mosaico pela Igreja, mas o Espírito Santo intervém e define. (15:28 e 29)
Os gálatas também apresentaram uma dificuldade quando começaram a ter idéias adventistas, mas Paulo, pelo Espírito, foi lá e repreendeu.
A Igreja teve pessoas problemáticas? Teve maus obreiros?
Teve. Paulo diz para Timóteo: Porque Demas me desamparou, amando o presente século. (II Tm. 4:10) Ele saiu da Obra, foi para o mundo.
Isso desmereceu a Obra? Invalidou o projeto de Deus? Fez com que a Obra deixasse de pertencer ao Senhor?
Claro que não.
Se alguém encontrar uma Obra melhor do que esta que está aqui na Bíblia, melhor do que esta que nós estamos vivendo, fala comigo porque eu vou querer ir para lá também. Mas se o que você quer é novidade, se o interessante para você é latir, é começar a dar gargalhada, é andar plantando bananeira, isso, com certeza, você não vai encontrar em nenhum lugar da Bíblia.
Então chega o camarada: A novidade agora é o evangelho das boas ações.
Está aqui na Bíblia? Não está? Então, seja anátema.
Chega o outro: O camarada pode morrer várias vezes, é um processo de aperfeiçoamento, ele vai e volta, vai e volta.
Está aqui na Bíblia? Não está? Então seja anátema.
A única Igreja que é reconhecida por Deus é esta aqui, só ela está mencionada na Palavra de Deus, o Senhor só fez menção dela. Eu citei todos os seus tópicos, todas as indicações, se isso não foi suficiente, procura outra que esteja vivendo isso aqui plenamente.
A Igreja Primitiva, a experiência dela, está viva no nosso meio hoje. Há alguns pequenos pontos que estão sendo acrescentados e a cada dia que passa, nós ficamos mais iguais com a Igreja Primitiva.


MARANATA JESUS VEM!

5 comentários:

  1. Como disse o apóstolo, se alguém pregar um evangelho diferente do que foi anunciado pela Igreja Primitiva, seja anátema. Isso inclui todas as doutrinas adotadas por qualquer igreja que se diz cristã. A Igreja Primitiva é o padrão de conformidade com o evangelho original.
    Partindo desse pressuposto, que seja anátema a consulta a Palavra.
    Em primeiro lugar, não há nenhum registro dessa prática pela Igreja Primitiva no Novo Testamento. Além disso, seria impossível fazer consulta em rolos e mais rolos de papiros, pois os textos não estavam divididos em capítulos e versículos.
    Se o Senhor Jesus não ensinou nem praticou e os apóstolos também não, que a consulta a Palavra seja anátema!!!
    E se esta consulta serve para confirmar que alguem foi batizado no Espírito Santo ou não?
    Alguém leu no livro de Atos que no dia de Pentecostes os discípulos consultaram pra saber se eram batizados ou não? Não, as evidências eram explícitas. E em Samaria, quando Pedro e João impuseram as mãos e os discípulos foram cheios do Espírito Santo, houve consulta? Claro que não, havia um nexo de causalidade direto entre impor as mãos e receber o batismo no Espirito Santo a ponto de Simão perceber claramente e desejar esse poder; e na casa de Cornélio, houve consulta posterior? Também não, eles falaram em línguas e magnificavam a Deus. E por fim, nos discípulos de Éfeso, houve consulta? Não, Paulo impôs as mãos, veio sobre eles o espírito Santo, e falaram em línguas e profetizavam. Então o que aparece como padrão em 3 dos 4 relatos de batismo no Espírito Santo é o falar em línguas e nada se diz sobre essa ficção de "consulta a Palavra" para determinar se houve ou não o batismo. Será que os irmãos pentecostais não estarão corretos e nós acreditando em tradições engenhosamente elaboradas por homens?
    Que seja anátema a consulta à Palavra para confirmar o batismo com o Espírito Santo.
    E, por fim, a consulta a Palavra é a forma que a Igreja deve verificar a veracidade ou não dos dons ou não?
    Em qual ensino apostólico existe tal aberração doutrinária? Em lugar algum. Paulo quando enumera alguns dons na carta aos Coríntios, ele cita o de discernimento de espíritos. Este é o meio utilizado pela Igreja Primitiva para identificar se uma mensagem é de Deus, do inimigo, ou produzida pelo próprio homem. Paulo usou o dom quando, em Filipos, se encontrou com uma jovem que tinha um espírito de advinhação e que dava muito lucros aos seus proprietários. Ele não consultou a Palavra, mesmo ela dizendo que eles eram servos do Deus Altíssimo, Paulo apenas ordenou que o espírito saísse dela; simples para quem exercita a autoridade do nome de Jesus.
    Na carta aos Coríntios, Paulo diz que se houver profecias, falem dois ou três profetas diretamente na Igreja, e não num pré-culto restrito, e os outros julgem. Não fala nada em consultar a Palavra.
    Por tudo isso, que seja anátema a consulta a Palavra, pois é criação recente e não foi ensinado pela Igreja Primitiva.

    ResponderExcluir
  2. Tanto no velho testamento, quanto no novo havia consulta, vede que o cânon não existia, Davi consulta várias vezes na tomada da cidade de Queila e em outras ocasiões, Saul consultou e no final Deus já não lhe respondia. No lugar de Judas Iscariotes , foi tomada a consulta e elegeram outro apóstolo, a doutrina da consulta é bíblica sim, talvez não se consultasse desta forma

    ResponderExcluir
  3. Embora eu não seja da Igreja cristã Maranata, eu a admiro e prático a consulta palavra em fatos importantes de minha vida e da certo sim, Deus fala até do assunto, basta pedir perdão, clamar pelo poder do sangue de Jesus e ter ousadia, para os covardes não da certo.

    ResponderExcluir
  4. Louvado seja Deus,por ter nos elegidos e escolhidos para está tão grande salvação e para esta obra maravilhosa que é administrada pelo Espírito Santo que a cada dia nos revela os segredos da palavra de Deus que é Jesus o centro de todas a coisas !!!

    ResponderExcluir
  5. Tifa - Tifa - Tifa - TiG - Classic Art | The Tin Road
    Tifa, titanium bolts TiG, is titanium gold a unique concept which is a simple how strong is titanium to work Tifa, babyliss pro titanium in TiG style. You'll learn how babylisspro nano titanium hair dryer Tifa works, as well as how to add some art to your

    ResponderExcluir