domingo, 31 de maio de 2009

OBRA REVELADA

Igreja Cristã Maranata

OBRA REVELADA

Esse assunto começou em função de uma série de perguntas que nos faziam a respeito do nome Obra. As pessoas nos perguntavam: Por que vocês chamam de Obra?
Eu lembro de uma senhora que chegou no meu consultório e me disse assim:
_ O senhor é crente, não é?
_ Sou sim.
_ O senhor é da Maranata?
_ Sou sim.
_ Eu também sou crente, mas eu não estou na Obra não, mas eu sou crente.
Então eu compreendi que ela pensava que Obra era o apelido da Igreja Maranata.
Daí partiu a necessidade de um entendimento maior do que vem a ser Obra.
Quando você fala de Obra, você fala de construção. A Obra do Espírito Santo é uma edificação feita pelo Espírito Santo, é Ele quem realiza esta construção.
A Obra é dinâmica, e para você fazer parte dessa construção, que é a Obra de Deus, você tem que ter nas suas mãos o projeto da Obra de Deus, que é o projeto eterno. E como você alcança esse projeto?
Você alcança esse projeto através da revelação.
A revelação leva você ao projeto e, de posse desse projeto, você realiza a Obra de Deus.

Eu fiz uma reunião de obreiros e abri uma discussão sobre o seguinte tema: O que é Obra de Deus e o que é obra do homem. Cada um disse alguma coisa a respeito e, no outro dia, um deles foi à minha casa levando um estudo sobre o assunto, ele disse: Pastor, eu gostei muito daquela aula sobre Obra que foi dada em Jaburuna e fiz um esboço de uma coisa que o Senhor me mostrou, até mesmo para o irmão acrescentar algum comentário.
Eu peguei o estudo e lá estava o seguinte: A Obra pode ser de Deus e do homem. A Obra de Deus se constitui em: Visões, revelações, cânticos espirituais, culto profético, Palavra revelada, fé, etc. A obra do homem se constitui em: Estradas, construção de pontes, viadutos, colégios, prédios, estradas de ferro, estradas de rodagem, etc.
Eu fiquei assim... Nós falamos de uma coisa e o pobrezinho veio com aquela...
Quando eu falo de Obra de Deus, eu estou falando de uma Obra que está sendo realizada pelo Espírito Santo, segundo a revelação do Espírito Santo.
Quando eu falo de obra do homem, eu estou falando do homem fazendo a Obra de Deus pelos seus próprios meios, segundo a razão do homem, eu não estou falando de uma construção material.
Quando eu falo Obra de Deus e obra de homem, eu estou falando de duas construções espirituais, que são feitas de maneiras diferentes, sobre dois fundamentos diferentes, porque a Obra de Deus está baseada na revelação e a obra do homem (que também fala de Deus) está baseada na razão humana, e não na revelação e isso não tem nada a ver com construção de estradas nem de pontes nem de viadutos.
A Obra é a realização de um projeto. Ninguém constrói obra alguma sem um projeto porque há detalhes que devem ser observados numa construção. Inicialmente não há muito detalhe, você faz um buraco, coloca a sapata e se ficar torto, o engenheiro dá um jeitinho. No começo da Obra, certas coisas até passavam, o sujeito fazia uma bobagem, um dom esquisito... mas à medida que a construção veio crescendo, vieram os detalhes.
Hoje nós podemos dizer que a Obra está em fase de crescimento e também em fase de acabamento, por isso a abundância de detalhes, ela está muito mais detalhista nesse momento que estamos vivendo porque agora o Senhor começa a mostrar pequeninas coisas que aparecem, mas que são muito importantes dentro dessa construção. Por exemplo: Hoje você vê a grande preocupação do Espírito Santo com o louvor. Dias desses quase que o Maanaim caiu, colocaram um louvor com um ritmo aí que o negócio ficou feio, o instrumentista apanhou mais do que pobre na chuva. Você começa a colocar esses ritmos lá de fora e aí fica ruim porque a Obra atingiu um certo grau de sensibilidade, ela não aceita mais certas coisas, há detalhes, há coisas que parecem insignificantes, mas não são. No começo se aceitava, mas agora não, e o louvor é um desses pontos, hoje vemos a mensagem do louvor, o ritmo, a maneira como é tocado, os instrumentos, são detalhes de uma Obra que o Senhor está realizando.
Nós estamos vivendo essa experiência dentro da Obra.

Eu não vou mais falar sobre a obra do homem por se tratar de um assunto amplamente comentado, todos já são conhecedores dessa obra, que é do homem, que é a razão humana. Eu vou falar da Obra de Deus, que é a que nos interessa.

Paulo disse: Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. (Gl. 1:12)
Nós entramos para uma fase de mais detalhes em todos os aspectos. Por exemplo:
A Palavra revelada – A Obra atingiu um grau de amadurecimento tal com relação à mensagem que hoje é um requisito básico para aquele que vai ser levantado para a unção.
O pastor trouxe um candidato: Olha, o Senhor tem revelado que Fulano seja ungido. A primeira coisa que o presbitério quer saber é como é a mensagem que ele está pregando. Tem umas que são maravilhosas, mas tem outras que denunciam a dificuldade do obreiro... tadinho, ele não alcançou nada, a mensagem dele não disse nada, falou, falou e não disse rigorosamente nada.
São os detalhes.
O púlpito na Obra tem hoje uma característica diferente, o irmão chega, lê um texto e você diz assim: Incrível! Eu não sabia que existia isso neste texto.
Chegou um obreiro na minha igreja, ele foi pregar sobre o Salmo 23, um texto mais do que conhecido, no entanto, ele abordou um aspecto muito interessante, ele disse assim: O Senhor é meu Pastor. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias. Quer dizer: Se o meu Pastor é o Senhor, então eu terei a sua bondade e a sua misericórdia me seguindo todos os dias.
Ele disse: O Senhor é meu Pastor, a sua bondade está sobre mim.
Ele foi desenvolvendo, vendo os detalhes do texto. Eu fiquei maravilhado.
Você vê, uma pessoa simples, de pouca cultura, entregando uma mensagem maravilhosa.
A Obra caminha hoje para os detalhes, é a fase de acabamento, á a fase do aperfeiçoamento. Durante o aperfeiçoamento que o Senhor tem feito na Obra, certas coisas se tornaram muito mais minuciosas. Exemplo:
Corpo - Hoje não existe mais a possibilidade de um “racha” na Obra, ela não se divide mais porque corpo não “racha” (se fosse organização, rachava), porque o dono desta Obra é o Espírito Santo e quem tentar rachar, vai sair rachado, porque o Espírito Santo está zelando por esta Obra.
O Espírito Santo não vai permitir uma dissensão.
A Palavra diz: E quem cair sobre esta pedra despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó. (Mt. 21:44)
A Obra atingiu uma posição de controle total do Espírito Santo, Ele comenda todas as coisas, Ele tem um comando notável. A atuação do Espírito Santo nesta Obra hoje é muito detalhista, são pequeninas coisas, mas que têm um grande efeito, parecem insignificantes, mas são fundamentais. Por que isso?
Porque as pessoas estão vindo e vendo como nós entendemos isso, como a Obra entendeu isso, como as crianças estão entendendo isso, como toda a Igreja está entendendo isso, essa interdependência.

Dons espirituais

Hoje nós não temos mais problemas com os dons porque a nossa dificuldade era com o dom incompleto e com um outro tipo de dom (que era um problema mais sério), que era o dom recheado (60% do Espírito Santo + 40% da cabeça da pessoa. Esses 40% acabam com o Dom).
Com a experiência do corpo, com o aperfeiçoamento, isso foi completamente tirado.
Eu estava numa reunião do grupo de intercessão e uma irmã teve a seguinte revelação: O Senhor disse que os jovens vão orar por meia hora, depois do culto, todos os dias, durante um mês.
Eu disse: Tem alguma coisa estranha aí, meia hora depois do culto? Por um mês?
E ela disse: É, mas foi a revelação que o Senhor deu.
Aí uma outra irmã falou: Tive uma visão
Uma outra também disse: Eu também tive uma visão.
Consultamos. Eu disse: Pode contar a visão.
E a irmã contou: Eu vi uma maçã e 1/3 dela estava perfeito, mas 2/3 dela estava podre.
Era a revelação que a irmã tinha entregue. Qual era a parte da revelação que correspondia a 1/3 da maçã?
- Os jovens deveriam se reunir depois do culto e orar... Certo. (1/3)
- Por meia hora... Errado. Somente por 10 minutos. (1/3)
- Todos os dias. Errado. Somente três vezes na semana. (1/3)

Eu tive um diácono que era um horror. Quando você ia consultar ou orar por alguém que estava com uma grande dificuldade, ele sempre tinha uma revelação para o cidadão jejuar, e o jejum era de matar. Foi coisa desse tipo que acabou com a igreja pentecostal, o mau uso dos dons.
Fui orar por um irmão que estava numa dificuldade terrível, uma luta, doente, com problemas em casa, oprimido. Terminou ali, impus as mãos (e eu já de olho no tal diácono)... Aí ele disse assim: Tive uma revelação.
Consultamos (todo o mundo... ninguém quer dizer que não...). Amém? Amém.
Aí ele disse: O Senhor me revelou que o irmão vai fazer 7 jejuns de 24 horas. Amém?
Eu disse: Eu tive um discernimento e gostaria que os irmãos consultassem, inclusive Fulano que teve a revelação. Amém?
Consultamos.
Eu disse: O Senhor disse que é isso mesmo, 7 jejuns de 24 horas, tudo certo, mas só que quem vai fazer esse jejum é Fulano (o que teve a revelação). Você vai fazer o jejum pelo irmão.
Nunca mais ele entregou revelação desse tipo.
Nós estamos tendo esse cuidado, é o aperfeiçoamento. Os dons no culto profético hoje são sempre bem ajustados porque eles têm que ser objetivos, diretivos. No atendimento também há que se ter cuidado. Da mesma maneira, na vida da Igreja.

Consulta à Palavra

Há pessoas que entram em dificuldade e arrastam quem estiver por perto também.
Há certas coisas que o Senhor que falar ao crente. Você pode dar uma ajuda, mas há certas coisas que ele mesmo vai consultar, é a experiência dele, se você se meter, você pode complicar, pode até criar um problema. A pessoa vai buscar ao Senhor e o Senhor vai falar com ele.

Clamor

Todo o mundo já sabe

Ministério

Vamos voltar ao item II – Palavra revelada.
Nós estamos vivendo uma experiência nesses últimos meses. A mensagem está ligada ao tema e o tema pode ser criado dentro do culto baseado nas revelações que o Senhor deu no culto profético. Não é necessário, por exemplo, que o Senhor revele o tema, mas, às vezes, baseado nas revelações que o Senhor deu a respeito do culto profético, você tem a conclusão do tema da mensagem que vai ser abordada aqui com relação ao ministério.
Hoje existe uma preocupação muito grande com a escolha. Por quê?
Há certas coisas que nós precisamos viver hoje. O ministério precisa ser equilibrado. Uma pessoa mentalmente desequilibrada não pode exercer a função de ministério.
Aí alguém diz: Mas está controlado, ele toma remédio regularmente. Mas ele pode descompensar, ele pode esquecer de tomar o remédio, pode tomar uma dose menor, e aí a coisa acontece, ele fica extremamente...
Nós temos essa preocupação porque é uma função de destaque, ele fica à frente.
Há uma série de coisas que você observa hoje com relação à escolha, além da revelação; são os detalhes. A revelação é fundamental, é o ponto de partida, mas há uma série de detalhes que vão ser considerados na escolha, com relação ao ministério. Você não pode levar em conta uma pessoa totalmente desequilibrada, totalmente desarticulada, isso tem que ser muito bem visto nesta fase atual.
A função do ministério hoje vai além da pregação, ele é mais do que um pregador, ele tem outras funções muito importantes, mas a mais importante de todas é gerar ministérios novos.
Como é que você gera ministérios novos?
Quando você transmite a sua herança genética para o seu filho, ele vai ser parecido com você, ele vai ter as suas características genéticas. Com relação à geração de ministérios novos, o processo é o mesmo. Para que ele seja parecido com você, é necessário que ele assimile todas as coisas que você aprendeu a respeito de ministério e passou para ele. Se ele não alcançou isso, ele não serve para o ministério.
Você vê um irmão que começa a se destacar dentro da Igreja, você percebe que ele é um candidato que vai evoluir para ministério, ele tem desenvoltura na palavra, na participação do grupo de assistência, na direção do louvor, na mensagem, você começa a sentir que ele é um obreiro que está despontando. Você começa a ver também se a mulher dele é complicada, se for, você começa a corrigir isso porque ela vai ser um impedimento, você tem que começar a fazer um trabalho com a esposa dele, você diz pra ela: Irmã, você precisa mudar, desse jeito o seu marido não vai a lugar nenhum, você precisa parar de falar dos outros, corrige isso; você tem a mania de se indispor com muitas pessoas, se irrita com facilidade, responde mal ao seu marido na frente da Igreja. Vai trabalhando a esposa, em particular, já pensando nele porque amanhã, quando o Senhor revelar a unção dele, isso não ser mais um problema. Chega no presbitério, E a mulher dele, como é que é? É uma complicação? Então deixa, espera mais um pouco.
Esse é um trabalho que o ministério faz. A preocupação, principalmente, com aqueles que estão sendo gerados, com os novos. Você tem que mostrar-lhes o que é o presbitério. O pastor que fala mal do presbitério para o obreiro, ele é doido, porque se ele discorda do presbitério em alguma coisa, a falha é dele. Se você fala isso para o obreiro, você começa a gerar na cabeça dele uma dificuldade com relação ao presbitério, quando você diz: Ah, eles estão de marcação comigo, estão me perseguindo..., você começa a criar uma mentalidade ruim no obreiro e, amanhã, quando ele for pastor, ele terá a mesma idéia que você incutiu nele, que o presbitério persegue as pessoas, que tem marcação e tal. Você pode ter-se corrigido, mudou de opinião, alcançou o entendimento correto, mas aquela semente ficou germinando na mente do obreiro e você acabou criando um pastor rebelde no meio da sua igreja e, daqui a pouco, ele é excluído porque não aceita orientação vinda do presbitério.
Há certas coisas de intimidade de ministério que não se conta para obreiro porque ele ainda não está preparado. Você tem que mostrar para ele que presbitério é corpo, você tem que mostrar para ele o que é a Obra, a beleza da Obra, a nobreza da Obra.

Governo

Governar é exercer o governo, é o executivo.
Os dons vêm (é aquilo que a Igreja está legislando) e o pastor executa.
Nós estamos vendo isso agora com mais critério. Quando você vê uma igreja que não está crescendo...
O presbitério me mandou para uma igreja que já nos primeiros dias eu pensei assim: O presbitério me deu um castigo. Igrejinha difícil... uma luta... não crescia, ou melhor, crescimento negativo.
Chamei os obreiros e perguntei:
_ Como estão os grupos de assistência aqui?
_ Eu tenho um grupo e Fulano tem outro...
_ Fulano, como está o seu grupo? Quantas vezes vocês se reúnem?
_ Às vezes uma vez por mês.
Eram seis grupos.
Eu disse: Fulano, você vai cuidar do seu grupo, vai reunir uma vez por semana, o culto profético desse dia será seu.
E fui distribuindo entre os grupos as atividades da semana.
Depois perguntei:
_ Fulano, quantas pessoas tem o seu grupo?
_ Eu tenho 28 pessoas.
_ E você Sicrano?
_ Eu tenho 35 pessoas.
_ E você, Beltrano?
_ Eu tenho 25 pessoas.
Fui anotando tudo.
No mês seguinte, reuni novamente e perguntei:
_ Fulano, quantas pessoas tem no seu grupo?
_ Tem 27 pessoas.
_ Então eu vou substituir você porque o seu grupo está diminuindo. Vou dar mais uma chance para você, um mês para você levantar esse número.
_ Ah, pastor, misericórdia!
_ Está diminuindo, tem alguma coisa errada, você não está funcionando.
Um dia cheguei lá e perguntei;
_ Quem é o responsável pelo grupo de hoje?
_ Sou eu mesmo, é o meu grupo.
_ Cadê as revelações do culto profético?
_ Não teve nenhuma não senhor.
_ Tudo bem. Semana que vem, no seu dia, eu virei aqui pregar, se não tiver revelação, quem vai pregar é você e eu quero ver que revelação você vai entregar.
Entrei com mão de ferro? Não. Vamos colocar em ordem aquilo que o Senhor tem revelado ao presbitério, é o grupo de assistência, é o culto profético, é a visita, é o atendimento ao visitante, não há nenhuma novidade nisso.
_ Aquele visitante ali... Quem trouxe?
_ Fulano.
_ Fulano, você é de que grupo?
_ Eu sou do grupo do diácono Tal.
_ Diácono Tal, você vai cuidar daquele visitante que Fulano trouxe.
Eu vou nesta igreja duas vezes por semana. No começo do ano passado, eles me entregaram uma relação de 129 membros, e nesse final de ano, a relação tinha 208 nomes. Eu fiz alguma coisa? Não, foram eles que fizeram, eu só fiz aquilo que era a minha função.
É inadmissível que um pastor veja uma igreja que não está crescendo e não tome nenhuma providência, tem alguma coisa errada. Não precisa fazer força, não precisa brigar com a Igreja, é só colocar as revelações que o Senhor tem dado em ordem e o Senhor começa a mandar as pessoas.

Diaconato

A escolha, a função; é a mesma coisa. Já falamos muito sobre diácono.

Louvor

Há uma preocupação com o louvor. O Senhor tem mostrado a necessidade de orarmos muito pelo louvor, de orarmos muito pelos nossos “louvoreiros” .
Os instrumentistas precisam de muita intercessão porque, de vez em quando, entra um negócio atravessado na cabeça deles e fica difícil.
Temos que interceder, clamar, porque as influências de fora... nós temos que ter cuidado.
Um dia chegou um médico lá na minha igreja e ele disse assim: Amadeu, aconteceu um fato interessante na sua igreja. Tocaram um hino... Rapaz, na hora que tocou o hino e o povo cantou, eu tive vontade de chorar, foi uma coisa diferente. Aí, passou um pouquinho e tocaram um outro hino e eu tive vontade de dançar. Interessante como isso mexe com a emoção.
Ele me disse que ouviu um hino e quis chorar e com o outro hino ele teve vontade de dançar. Isso acontece porque, às vezes, os instrumentistas dão uma de Pedro, uma hora estão na bênção e, daqui a pouco, dão uma “rateada”.
Precisamos orar por eles. É o cuidado com o louvor revelado.

Culto

Hoje, cada dia mais, o culto está diferente daquilo que aconteceu na Religião.
O culto está sofrendo um processo de aperfeiçoamento porque todo o trabalho está voltado para o culto profético.
No tocante aos dons, nós temos que evitar, no culto profético, certas coisas que são óbvias, com por exemplo: O Senhor revelou que vai dar, hoje, uma bênção especial à Igreja. Esse é o tipo do dom que está dispensado, esse eu também tenho. O Senhor revelou que quer dar uma bênção de alegria à Igreja... O Senhor mostrou uma nuvem muito bonita sobre a Igreja...
Mas eu pergunto: E o culto profético? O que o Senhor quer do culto? Quem veio? Quais os problemas que eles trazem?
Nós temos que aperfeiçoar isso com relação ao culto profético porque o nosso culto tem que ser realmente profético.
Vou fazer aqui uma estatística bem violenta. Se em cada culto tiver um dom consistente com uma pessoa, um dom de definição com um visitante, no final do ano, você teve, aproximadamente, trezentas pessoas que foram alcançadas. Se a metade delas permanecer, você tem cento e cinqüenta membros a mais na Igreja.
Você sabe o que é dom consistente?
Exemplo: No final do culto o pastor disse o seguinte sinal: O Senhor revelou que está aqui um homem que sonhou nesta noite que estava abraçado numa pedra muito grande e então ele acordou sem saber o significado do sonho. Aí o camarada lá atrás, no penúltimo banco, se levantou e disse: Mas não é possível! Todo o mundo olhou para trás. E ele continuou dizendo: Eu tive esse sonho, mas eu não contei nem pra minha mulher. Que coisa extraordinária!
As pessoas que têm essa experiência, elas permanecem. Se você tiver um dom desse, pelo menos, em cada culto, ou um por semana, você tem quatro pessoas por mês, ou cinqüenta membros por ano.

Só existe salvação na Obra?

As pessoas dizem: Mas vocês são muito convencidos, vocês dizem que só tem salvação na Obra, mas na minha igreja, graças a Deus, também tem salvação.
Só existe salvação na Obra?
Só.
A pergunta é: Você está na Obra? Eu não estou perguntando se você está na Maranata.
Você está na Obra de Deus?
Só existe salvação na Obra de Deus porque só existe um projeto, não existe mais de um projeto.
Nós estamos ou não estamos nesse projeto?
E a resposta que cada um tem que dar ao Senhor.



3 comentários:

  1. ola, muito interessante! porque parou de postar?

    http://jotabepontodevista.blogspot.com/

    JB

    ResponderExcluir
  2. Quando você morrer você terá uma grande surpresa, pena que não vai dar para você voltar e alertar os demais que ainda estão nesta loucura. Você só testificou o que está rolando na internet.Loucura seita.Se existisse a má quina do tempo, acho que qualquer um voltaria e prederia os sete loucos que fundaram essa maluquice.Os tradicionais como vocês chamam tem mais revelação que vocês.Vocês se perderam na religião/seita obra revelada.Infelizmente as heresias tem que aparecer para que os sinceros e verdadeiros Cristãos se manifestem.

    ResponderExcluir
  3. O que achei interessante foi sobre o aperfeiçoamento dos dons. Deus não é Deus de confusão e muito menos de engano! Falsos Profetas!Olhai para os profetas das escrituras, havia aperfeiçoamento dos dons? Em 47 anos de "obra" ainda os dons não foram aperfeiçoados? ICM, um sistema religioso que tem destruído famílias, é como um câncer! Desperta crente, examinai as escrituras! Estudem a palavra de Deus! Não acreditem em tudo que falam! O que mais é disseminado nesta "obra" é a obra da carne! Deus nos fez livre para servi-lo, e não servir a uma instituição!Umas das heresias desta "obra": consultar se um indivíduo pode batizar nas águas. Isso é contra a palavra. A palavra diz : quem crer e for batizado será salvo. Felipe batizou o eunuco, pois ele creu em Jesus Salvador!

    ResponderExcluir